CCP Confederação do Comércio e Serviços de Portugal
www.ccp.ptA CCP, na origem Confederação do Comércio Português, foi criada em 1976 como resultado do movimento associativo surgido após o 25 de Abril. Com a extinção das estruturas corporativas, constituiram-se livremente, e em número significativo, um conjunto de associações patronais, muitas das quais aproveitando a organização dos grémios anteriormente existentes. Face a esta evolução, era imperiosa a constituição de estruturas que aglutinassem os vários sectores e regiões na defesa de interesses comuns. O modelo adoptado no comércio assentou na distinção clássica entre grossistas e retalhistas, sendo criadas a Federação do Comércio Grossista Português (FCGP) e a Federação do Comércio Retalhista Português (FCRP) que filiariam directamente as associações patronais respectivas. A CCP, enquanto estrutura de cúpula de todo o movimento associativo do comércio e serviços, agruparia as duas Federações referidas e um conjunto de associações de serviços que, acompanhando a crescente terciarização da economia, aí encontraram a estrutura por excelência para a representação dos seus interesses. A evolução da actividade económica nas duas últimas décadas, atenuando a separação entre grossistas e retalhistas e reforçando a aproximação entre o comércio e os serviços, conduziram à necessidade de ajustar a estrutura do movimento associativo ás novas realidades e dinâmicas, fazendo surgir a necessidade de repensar a organização associativa do sector terciário. A consequência foi a alteração estatutária, já em 1995, envolvendo a própria designação da CCP, agora Confederação de Comércio e Serviços de Portugal, e que passou a adoptar o princípio da filiação directa das associações na Confederação reforçando, deste modo, a ligação das bases à estrutura de cúpula do sector, permitindo ainda, em condições determinadas, a filiação de empresas.
Read moreReach decision makers at CCP Confederação do Comércio e Serviços de Portugal
Free credit every month!
A CCP, na origem Confederação do Comércio Português, foi criada em 1976 como resultado do movimento associativo surgido após o 25 de Abril. Com a extinção das estruturas corporativas, constituiram-se livremente, e em número significativo, um conjunto de associações patronais, muitas das quais aproveitando a organização dos grémios anteriormente existentes. Face a esta evolução, era imperiosa a constituição de estruturas que aglutinassem os vários sectores e regiões na defesa de interesses comuns. O modelo adoptado no comércio assentou na distinção clássica entre grossistas e retalhistas, sendo criadas a Federação do Comércio Grossista Português (FCGP) e a Federação do Comércio Retalhista Português (FCRP) que filiariam directamente as associações patronais respectivas. A CCP, enquanto estrutura de cúpula de todo o movimento associativo do comércio e serviços, agruparia as duas Federações referidas e um conjunto de associações de serviços que, acompanhando a crescente terciarização da economia, aí encontraram a estrutura por excelência para a representação dos seus interesses. A evolução da actividade económica nas duas últimas décadas, atenuando a separação entre grossistas e retalhistas e reforçando a aproximação entre o comércio e os serviços, conduziram à necessidade de ajustar a estrutura do movimento associativo ás novas realidades e dinâmicas, fazendo surgir a necessidade de repensar a organização associativa do sector terciário. A consequência foi a alteração estatutária, já em 1995, envolvendo a própria designação da CCP, agora Confederação de Comércio e Serviços de Portugal, e que passou a adoptar o princípio da filiação directa das associações na Confederação reforçando, deste modo, a ligação das bases à estrutura de cúpula do sector, permitindo ainda, em condições determinadas, a filiação de empresas.
Read moreCountry
City (Headquarters)
Lisbon
Industry
Employees
11-50
Founded
1974
Social
Employees statistics
View all employeesPotential Decision Makers
Vice President
Email ****** @****.comPhone (***) ****-****Vice - Chairman
Email ****** @****.comPhone (***) ****-****Member of the Fiscal Council at the Ccp - Confederation of Commerce and Services of Portugal
Email ****** @****.comPhone (***) ****-****
Technologies
(16)